Tatiana Salem Levy (2025) Escritor aborda com primor o mundo interno cheio de complexidade, de beleza e de crueldade de um menino.
Tatiana Salem Levy (2025) Escritor aborda com primor o mundo interno cheio de complexidade, de beleza e de crueldade de um menino.
José de Souza Martins (2025) A voz de Eunice Paiva não é voz passado, do que foi e dos que se foram. Ela é uma necessidade social e política.
Martin Wolf (2025) Devemos esperar que o povo americano não abandone levianamente as tradições iluministas de seu país.
Gillian Tett (2025) O domínio dos EUA sobre os serviços financeiros globais pode fornecer a Trump outra fonte de alavancagem.
Pedro Ferreira de Souza (2024) Para pesquisador do Ipea Pedro Ferreira de Souza, dados escondem flutuação na renda dos mais vulneráveis. (Entrevista de Lucianne Carneiro).
Mario Sergio Conti (2024) A vida breve e nômade de Frantz Fanon, apóstolo da violência decolonial.
Tatiana Salem Levy (2024) Temos deixado adormecida a máxima do filósofo inglês Herbert Spencer de que ‘a liberdade de cada um termina quando começa a liberdade do outro’.
Antara Haldar (2024) A vacina de mRNA permitiu ao capitalismo global escapar de um acerto de contas mais uma vez.
Michael Pettis (2024) Para o acadêmico americano, a questão é se o estímulo virá ou não na forma de suporte do lado da demanda (entrevista a Roberto Lameirinhas)
Sarah O'Connor (2024) Em teste da OCDE, a proficiência em ler e escrever teve melhoras significativas em apenas dois países (Finlândia e Dinamarca), permaneceu estável em 14 e teve pioras significativas em 11.
Darcy Ribeiro (1977) Prólogo para o livro de Gilberto Freyre Casa Grande y Senzala em espanhol, pela B. de Garay, 1977. Republicado em Insight Inteligência, setembro de 2024.
Samuel Pessoa (2024) Despesa crescer mais que a economia torna insustentável a trajetória do gasto.
Luciana de Albuquerque (2024) Obra de Aharon Appelfeld tem origem em consciência ferida e se situa entre a amnésia e a memória.
Thiago de Moraes Moreira (2024) O mercado caminha para consolidar uma taxa real de juros próxima de 10% ao ano em 2025, patamar que só tem precedentes em cenários de crise generalizada.
Braulio Borges (2024) Parece haver um movimento comum que explicaria parte da desvalorização do real.
Dora Kaufman (2024) Meta do governo é tornar a China líder mundial em IA até 2030.
José Eli da Veiga (2024) 57 empresas responsáveis por 80% das emissões mundiais de CO2
Lu Aiko Otta (2024) Parece que os instrumentos usados pelo governo para debelar a crise não estão funcionando como o esperado.
Agências internacionais (2024) A economia alemã atravessa sua pior crise desde a unificação da duas Alemanhas no momento que a Europa mais precisa da sua força.
Antara Haldar (2024) Com controle republicano do Congresso e da Suprema Corte, o presidente eleito deve ser ainda mais belicoso em seu segundo mandato.