BONS FILMES QUE VI RECENTEMENTE

  • 05-2010-capa-globalization-and-competition
  • 02-2021-capa-a-construcao-politica-e-economica-do-brasil
  • 08-1984-capa-desenvolvimento-e-crise-no-brasil-1930-1983
  • 15-1968-capa-desenvolvimento-e-crise-no-brasil-1930-1967
  • 11-1992-capa-a-crise-do-estado
  • 04-2016-capa-macroeconomia-desenvolvimentista
  • 10-1999-capa-reforma-del-estado-para-la-ciudadania
  • 05-2009-capa-mondialisation-et-competition
  • 2014-capa-developmental-macroeconomics-new-developmentalism
  • 16-2015-capa-a-teoria-economica-na-obra-de-bresser-pereira-3
  • 10-1998-capa-reforma-do-estado-para-a-cidadania
  • 09-1993-capa-economic-reforms-in-new-democracies
  • capa-novo-desenvolvimentismo-duplicada-e-sombreada
  • 05-2010-capa-globalixacion-y-competencia
  • 01-2021
  • 07-2004-capa-democracy-and-public-management-reform
  • 12-1982-capa-a-sociedade-estatal-e-a-tecnoburocracia
  • 06-2009-capa-construindo-o-estado-republicano
  • 05-2009-capa-globalizacao-e-competicao
  • 17-2004-capa-em-busca-do-novo
  • 2006-capa-as-revolucoes-utopicas-dos-anos-60
  • 03-2018-capa-em-busca-de-desenvolvimento-perdido
  • 13-1988-capa-lucro-acumulacao-e-crise-2a-edicao
  • 09-1993-capa-reformas-economicas-em-democracias-novas
  • 01-2021-capa-new-developmentalism

Pulp Fiction

Quentin Tarantino (escr), 1994, EUA Escr: Roger Avary c/ John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Tim Roth Quando a violência é gratuita, impressiona. E temos a volta, em grande estilo, de John Travolta.

Bastardos Inglórios

Quentin Tarantino (escr), 2009, c/ Brad Pitt, Melanie Laurent, Christoph Waltz, Diane Kruger e Daniel Brühl Tarantino pensa que podem se divertir às custas do expectador contando de forma tecnicamente competente uma história sem pé nem cabeça, que, no entanto, tem uma cena inicial antológica.

Se Beber, Não Case (The Hangover)

Todd Phillips, 2009, EUA Escr. John Lucas e Scott More c/ Bradley Cooper (Phil), Ed Elms (Stu), Zach Galiafinakis (Alan), Justin Bartha (Doug) e Heather Graham (Jade) Em certos momentos, ficamos todos bobos. Irreverente, engraçada, não perde o rítmo.

Deixa ela Entrar (Let the Right One In)

Tomas Alfredson, 2008, Suécia Escr: John Adjvide Lindkvist c/ Karen Hedebrant e Lina Leandersson Filme de horror. Nossos ódios são nossos vampiros pelos quais podemos mesmo nutrir amor.

Grande Hotel

Edmund Goulding, 1932, EUA Rom: Vicky Baum, Rot: Béla Balaz e William Drake c/ Greta Garbo, John Barrymore, Joan Crawford, Lionel Barrymore (contabilista) e Wallace Berry (empresário). Um pouco da vida e seus personagens patéticos na Berlim dos anos 1920.

Up, Altas Aventuras (animação)

Pete Docter (escr), 2009, EUA (Pixar) Lar, doce lar. E uma nova vida.

Gigante

Adrián Beniez (escr), 2009, Uruguai c/ Horacio Camandule e Leonor Svarcas Um meninão, um homem da melhor qualidade, uma história de amor.

Moscou (documentário-ficção)

Eduardo Coutinho, 2009, Brasil Ensaios de "As Três Irmãs" de Tchecov, pelo Grupo de Teatro Galpão de Belo Horizonte. Vivemos de ansiedade e de esperança. Um belo filme onde temos gênio de Tchecov somado a magníficos atores do teatro mineiro e a um Eduardo Coutinho inspirado.

Almoço em Agosto (Pranzo di Ferragosto)

Gianni di Gregorio (escr), 2008, Itália, c/ Gianni di Gregorio, Valeria di Francis. Há alguns que sabem cuidar. Esse é um dom que compensa muitas fraquezas.

Waldick, Sempre no Meu Coração (doc)

Patricia Pillar, 2009, Brasil c/ Waldick Soriano Waldick Soriano, o cantor brega, o sertanejo sem medo, o sucesso, a solidão.

Horas de Verão (Lheure de lété)

Olivier Assayas (escr), 2008, França. c/ Charles Berling, Juliette Binoche, Jéremie Renier, Edith Scob O passado, as lembranças, tudo passa. A vida continua.

Paris

Cédric Klapisch (escr), 2008, França c/ Juliette Binoche, Fabrice Luchini, Albert Dupontel, Romain Duris, François Cluzet, Karin Viard e Mélanie Laurent. Histórias entrecruzadas em Paris. Ansiedades, alegrias, solidariedade. Personagens cheias de vida. Diálogos vivos, inteligentes e engraçados, especialmente por conta de Fabrice Luchini, um ator predileto de Eric Rohmer,

À Deriva

Heitor Dhalia (escr), 2009, Brasil c/ Laura Neiva, Vincent Cassel, Deborah Bloch, Camille Belle Nossas emoções nos perdem e nos redimem. E os mais jovens estão sempre aprendendo - desaprendendo conosco.

El Cid

Anthony Manm, 1961, EUA Rot.: Philip Yordan, História:Frederick M. Frank, c/ Charton Heston, Sophia Loren, Ralf Vallone, Geneviève Page, Massimo Serato, Gary Raymond. Produtor: Samuel Bronson, co-produtor: Jaime Prades. A coragem, uma virtude suprema. Don Rodrigo Diaz de Vivar, o herói perfeito. Dona Gimena (Sophia Loren), a beleza perfeita. O filme, um ritual solene do heroísmo e da coragem.

Duas Mulheres (La Ciociara)

Vittorio De Sica, 1960, Itália Rot: Cesare Zavattini, Livro: Alberto Moravia c/ Sofia Loren, Jean-Paul Belmondo, Eleonora Brown, Ralf Vallone A segurança que buscamos é sempre insegura. Outra obra-prima de Vittorio De Sica

Terra e Liberdade (Land and Freedom)

Ken Loach, 1995, Reino Unido Escr: Jim Allen c/ I O idealismo tem belos momentos, como o dos ingleses na guerra espanhola pela liberdade.

Looking for Eric

Ken Loach, Reino Unido, 2009, Escr: Paul Laverty Steve Evets, Eric Cantona, Stephanie Bishop, John Henshaw (Meatbals) É sempre muito importante conversarmos conosco mesmos. E tomarmos decisões. E darmon-nos respeito.

Spartacus

Stanley Kubrick, 1959, EUA Rot: Dalton Trumbo Livro: Howard Fast c/ Kirk Douglas (produtor), Jean Simons, Charles Laughton (Gracus), Laurence Olivier (Crassus), Peter Ustinov (Baiatus), John Gavin (Julio César), Nina Foch, Herbert Lom, Woody Strode (Draba) A revolta do escravo Spartacus. Um grande filme épico, como Ben Hur e El Cid. Um filme em um momento em que os Estados Unidos se identificavam com a luta pela liberdade.

Amar e Morrer (A Time to Love and a Time to Die)

Douglas Sirk, 1958, EUA Livro: Erich Maria Remarque Rot: Orin Janings c/ John Gavin, Liselotte Pulver and Erich Maria Remarque Uma guerra sem esperanças. Uma Alemanha destruída. Mas a vida é mais forte.

Tudo o que o Céu Permite (Al that Heaven Allows)

Douglas Sirk, 1955, EUA Rot: Peg Fenwick, Edna L. Lee c/ Jane Wyman, Rock Hudson, Agnes Morehead O preconceito de classe neste filme é mostra que o progresso social existe. Um belo melodrama.