BONS FILMES QUE VI RECENTEMENTE

  • 01-2021
  • 05-2010-capa-globalization-and-competition
  • 03-2018-capa-em-busca-de-desenvolvimento-perdido
  • 10-1999-capa-reforma-del-estado-para-la-ciudadania
  • 05-2009-capa-mondialisation-et-competition
  • 01-2021-capa-new-developmentalism
  • 15-1968-capa-desenvolvimento-e-crise-no-brasil-1930-1967
  • 17-2004-capa-em-busca-do-novo
  • 11-1992-capa-a-crise-do-estado
  • capa-novo-desenvolvimentismo-duplicada-e-sombreada
  • 06-2009-capa-construindo-o-estado-republicano
  • 04-2016-capa-macroeconomia-desenvolvimentista
  • 02-2021-capa-a-construcao-politica-e-economica-do-brasil
  • 05-2009-capa-globalizacao-e-competicao
  • 10-1998-capa-reforma-do-estado-para-a-cidadania
  • 12-1982-capa-a-sociedade-estatal-e-a-tecnoburocracia
  • 13-1988-capa-lucro-acumulacao-e-crise-2a-edicao
  • 2014-capa-developmental-macroeconomics-new-developmentalism
  • 05-2010-capa-globalixacion-y-competencia
  • 07-2004-capa-democracy-and-public-management-reform
  • 2006-capa-as-revolucoes-utopicas-dos-anos-60
  • 09-1993-capa-economic-reforms-in-new-democracies
  • 08-1984-capa-desenvolvimento-e-crise-no-brasil-1930-1983
  • 09-1993-capa-reformas-economicas-em-democracias-novas
  • 16-2015-capa-a-teoria-economica-na-obra-de-bresser-pereira-3

Il Divo: La Vita Extraordinaria de Giulio Andreotti

Paulo Sorrentino (rot), 2008, Italia c/ Toni Servilio, Anna Bonaiuto (Livia), Giulio Bosetti (Scalfari), Fany Ardant. O poder é frio. O poder pelo poder é mais frio ainda.

A Duquesa

Saul Dibb (rot), Reino Unido, 2008, Hist.Amanda Foreman Rot.Jeffrey Hatchers e Anders Thomas Andersen c/ Keira Knightley, Ralf Fines, Charlote Rampling, Dominic Cooper, Hailey Atwell (Bess). A vida é sempre um compromisso. No passado a mulher tinha, muito mais do que hoje, que enfrentar um poder desproporcional do marido.

O Grupo Baaden-Meinhof

Uri Edel (rot), 2008, Alemanha c/ Martina Gedeck, Blibtreu, Johanna Woaklek, Bruno Ganz O terrorismo pode ser uma forma de guerra, mas como uma guerra, só faz sentido se a ele não existe alternativa e se tem alguma chance de êxito. Nenhuma dessas duas condições era atendida pelo terrorismo do Grupo Baaden-Meinhof

As Praias de Agnès (cineautobiografia)

Agnès Varda, 2008, França c/ Agnès Varda Ah, as mulheres! Como são belas! Como eu as amo! A cineautobiografia de uma mulher que completou 80 anos.

Por um Punhado de Dólares

Sergio Leone (rot.). 1964, Itália Hist.Akira Kurosawa (Yojimbo) e outros c/ Clint Eastwood, Marianne Koch, Wolfgang Lukschy Um ensaio sobre o cobiça. O primeiro western italiano. O depreciativo "western spaghetti" é injusto para est e belo filme no qual também aparece pela primeira vez Clint Eastwood.

Os Sete Samurais

Akira Kurosawa (rot.), 1954, Japão Rot.Shinobu Ashimoto c/ Toshiro Mifune, Takashi Shimura Uma história clássica de heróis - dos poucos contra os muitos.

Cão Eraivecido (Nora Inu) (Stray Dog)

Akira Kurosawa (rot), 1949, Japão Rot.Ryuso Kikushima c/ Toshiro Mifune, Takashi Shimura e Keiko Awagi. A honra de um jovem policial. Um belo e surpreendente drama. Um quadro do Tóquio pobre do após-guerra.

O Capitão Fracassa (Viagio di Capitan Fracassa)

Ettore Scola, 1990, Itália Hit.Théophile de Gautier, Rot.Vicenzo Cerami c/ Vincent Perez, Ornela Muti, Emmanuelle Béart, Jean-François Perrier,
Vincent Perez (barão). A arte em busca da vida - a comedia del arte em seu grande momento no cinema.

Um Dia Muito Especial (Una Giornata Particolare)

Ettore Scolla, 1977, Itália Rot.Hist. Ruggero Maccari, Maurizio Constanzo c/ Marcelo Matroiani e Sophia Loren. Um grande momento de amor e delicadeza. O mundo poderia ser diferente para os dois, mas afinal a realidade é mais forte.

Sábado, Domingo, Segunda

Lina Werttmüler, 1990, Itália Hist.Eduardo De Filippo
Rot.Rafaele La Capria c/ Sophia Loren, Lucca De Filippo, Luciano De Crescenzo, Alexandra Mussolini No casamento clássico a culinária é um ingrediente fundamental. A comediodrama napolitana no seu esplendor.

O Abismo de um Sonho (Il Sceicco Bianco)

Federico Fellini (rot), 1952, Itália Rot. Michelangelo Antonioni c/ Leopoldo Trieste, Brunela Bovo, Alberto Sordi, Giulietta Masina A respeitabilidade da classe média face e seu romantismo ingênuo, de foto-novela.

O Último dos Moicanos

Michael Mann (e rot), 1992, EUA Hist.James Finimore Cooper Rot.John Baldernston C/ Daniel Day-Lewis, Madaleine Stowe, Russell Means, Steve
Waddington A construção de uma nação é cheia de contradições, mas valores maiores estão sempre presentes.

ídolo de Crisal (Beloved Infidel)

Henry King, 1959, EUA Rot.Sy Bartlet Livro: Gerold Frank c/ Deborah Kerr, Gregory Peck, Philip Ober Um grande escritor, Scott Fitzgerald, vencido pela vida, encontra uma mulher vencedora, Sheila Graham, genialmente interpretada por Deborah Kerr.

Taxi Driver

Martin Scorsese, 1976, EUA Rot.Paul Schrader c/ Robert De Niro, Jodie Foster, Harvey Keitel, Cybil Shepherd A rigidez moral facilmente se transforma em loucura.

Rebobine, por favor (Be Kind, Rewind)

Michel Gondry (rot), 2008, EUA c/ Jack Black, Mod A periferia do sistema pode ser muito criativa. Comédia inteligente, leve, divertida.

O Silêncio de Lorna

Jean-Pierre e Luc Dardenne, 2008, Bélgica c/ Arta Na vida enfrentamos armadilhas que podem ser terríveis - problemas morais que não sabemos como resolver. Prêmio de melhor roteiro do Festival de Cannes, 2008.

O Amuleto de Ogun

Nelson Pereira dos Santos (e rot.), 1976, Brasil c Em um mundo tão incerto e em certos setores, tão violento, seria bom ter um corpo fechado.

Gomorra

Mateo Garrone, 2008, Itália Livro: Roberto Saviano A máfia - neste caso a Camorra napolitana - é o monopólio da violência ilegítima. Ela assinala a incapacidade do Estado diante da desigualdade e da pobreza. Grand Prix do Festival de Cannes de 2008.

Terra Vermelha (La Terra degli Uomini, Birdwatchers)

Marco Bechis, 2008, Brasil/Itália Rot c/ Luiz Bolo Índios Guaranis-Caiowás, do Mato Grosso do Sul, já aculturados, mas com reservas insuficientes, suicidam-se. Um belo drama, um conflito forte, no qual os índios são os atores principais.

Vicky Cristina Barcelona

Woody Allen, 2008, EUA c/ Rebecca Hall, Scarlett Johansson Não há dúvida que somos contraditórios. Mas será que seremos tão incapazes de aprender como Woody Allen nos sugere?