BONS FILMES QUE VI RECENTEMENTE

  • 04-2016-capa-macroeconomia-desenvolvimentista
  • 16-2015-capa-a-teoria-economica-na-obra-de-bresser-pereira-3
  • 09-1993-capa-reformas-economicas-em-democracias-novas
  • 12-1982-capa-a-sociedade-estatal-e-a-tecnoburocracia
  • 13-1988-capa-lucro-acumulacao-e-crise-2a-edicao
  • 05-2010-capa-globalixacion-y-competencia
  • 09-1993-capa-economic-reforms-in-new-democracies
  • 10-1999-capa-reforma-del-estado-para-la-ciudadania
  • 07-2004-capa-democracy-and-public-management-reform
  • 08-1984-capa-desenvolvimento-e-crise-no-brasil-1930-1983
  • 05-2010-capa-globalization-and-competition
  • capa-novo-desenvolvimentismo-duplicada-e-sombreada
  • 03-2018-capa-em-busca-de-desenvolvimento-perdido
  • 15-1968-capa-desenvolvimento-e-crise-no-brasil-1930-1967
  • 10-1998-capa-reforma-do-estado-para-a-cidadania
  • 01-2021
  • 05-2009-capa-globalizacao-e-competicao
  • 02-2021-capa-a-construcao-politica-e-economica-do-brasil
  • 05-2009-capa-mondialisation-et-competition
  • 11-1992-capa-a-crise-do-estado
  • 17-2004-capa-em-busca-do-novo
  • 2014-capa-developmental-macroeconomics-new-developmentalism
  • 01-2021-capa-new-developmentalism
  • 2006-capa-as-revolucoes-utopicas-dos-anos-60
  • 06-2009-capa-construindo-o-estado-republicano

O Artista

Michel Hazanavicius (escr), 2011, França c/ Jean Dujardin, Bérénice Bejo e John Goodman. Era belo o cinema mudo, mas não há volta para o passado.

Violeta foi para o céu

Andrés Wood, 2011, Chile Escr: Eliseo Altunaga c/ Francisca Gavilán, Christian Quevedo e Thomas Durand. Viver radicalmente é muito perigoso. Cinebiografia de Violeta Parra.

Era uma vez em Anatólia

Nuri Bilge Ceylan, escr, 2011, Turquia Escr: Ebru Ceylan c/ Muhammet Uzumer, Yilmaz Erdogan e Taner Birsel, Ercan Kesal. Um grande filme turco. A rotina do inquérito policial, a tragédia, o sentido da vida. Qual?

Delicadeza do Amor (La Délicatesse)

David (rot.) e Stéphane Froenkinos, 2012, França c/ Audrey Tatou, François Damiens, Bruno Todeschini. Afinal, ainda há espaço para a delicadeza neste mundo competitivo e brutal. Delicioso.

O Invasor

Beto Brant (rot), 2002, Brasil Livro e rot: Marçal Aquino c/ Marco Ricca, Alexandre Borges e Paulo Miklos. Ele invadiu a classe alta de forma desconcertante.

Eu receberia as piores notícias de seus lindos olhos

Beto Brant (rot) e Renato Ciasca (rot), 2012, Brasil. Livro e rot: Marçal Aquino c/ Camila Pitanga, Gustavo Machado, Zé Carlos Machado, Gero Camillo Onde, afinal, está a salvação? No sexo? Talvez em nós mesmos.

O Tempo e o Lugar (documentário)

Eduardo Escorel, 2008, Brasil. História de vida de Genivaldo da Silva, ex-Pastoral da Terra, ex-MST e agricultor de Inhapi, Alagoas. A revolução, os compromissos, vivemos sempre nossas contradições.

A Flor da Neve e o Leque Secreto

Wayne Wang, 2011, China, Escr: Angela Workman, Ronald Bass, Michael Ray Livro: Lisa See c/ Bingbing Lee (Lisa), Gianna Jun (Sophia). China, um mundo tão diferente, uma gente tão próxima.

O Dia em que Meus Pais Saíram de Férias

Cao Hamburger (escr), 2006, Brasil Escr: Adriana Galvão, Claudio Galperin, Braulio Mantovani, Anna Muylaert c/ Michael Joelsias, Germano Haiut, Paulo Autran, Caio Blat As memórias infantis são para sempre. As solidariedades existem, e surgem em momentos inesperados.

Xingu

Cao Hamburger (escr), 2012, Brasil Escr: Helena Soares e Anna Muylaert. c/ João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat. Para os Villas Boas, se o contacto com os índios era inevitável, era melhor que fosse bem feito.

Um Método Perigoso

David Cronenberg, 2011, EUA Livro: John Kerr Roteiro: Christopher Hampton c/ Keira Knigthley, Michael Fassbender, Viggo Mortensen e Vincent Kassel. Freud e Jung: até onde o discípulo pode discordar do mestre, e ainda merce ser discípulo?

Budapeste

Walter Carvalho, 2009, Brasil Livro: Chico Buarque de Holanda, Rot: Rita Buzzar c/ Leonardo Medeiros, Gabriella Hámori, Giovanna Antonelli. Eu quero ser eu mesmo, e não subestimo a dificuldade de sê-lo.

Raul - O início, o fim e o meio (documentário)

Walter Carvalho, 2012, Brasil co-diretor e escreve: Leonardo Gudel c/ Raul Seixas, Paulo Coelho, Daniel de Oliveira, Tarik de Souza. A poesia e o excesso, Elvis Presley e Luiz Gonzaga, o gênio desperdiçado.

Quo Vadis

Mervyn LeRoy, 1951, EUA Livro: Henryk Sienckiewicz Rot: John Lee Mahin, S.V. Behrman, Sonya Levien c/ Robert Taylor, Deborah Kerr, Peter Ustinov, Leo Genn, Patricia Laffan, Finlay Currie, Abraham Sofaer Sim, houve mártires cristãos, mas depois, no poder, os eles fizeram mártires - e fazem ainda.

Ônibus 174 (documentário)

José Padilha (escr), 2002, Brasil Co-diretor: Felipe Lacerda Escr: Braulio Mantovani. c/ Sandro Nascimento, Rodrigo Pimental, Luiz Eduardo Soares, Yvone Bezerra de Mello (social worker). A marginalidade e a miséria de um lado, a incompetência do outro, a tragédia como resultado.

Antes que o Mundo Acabe

Maria Luiza Azevedo (rot), 2010, Brasil Livro: Paulo Halm Rot: Giba Assis Brasil, Jorge Furtado c/ Pedro Tergolina (Daniel), Eduardo Cardoso (Lucas), Bianca Menti (Mim), Caroline Guedes (mãe), Eduardo Moreira (pai). A adolescência é tão dramática quanto divertida.

Irina Palm

Sam Garbaski, 2007, Grã-Bretanha, Script original: Philippe Blasband Rot: Martin Heron c/ Marianne Faithfull, Miki Manojlovic, Kevin Bishop (menino) O importante é estarmos em paz conosco mesmos. Os outros, depois.

Hugo

Martin Scorsese, 2012, EUA Livro: Brian Selznick Rot: John Logan. c/ Asa Batterfield, Chloë Grace Moritz, Ben Kinglsey, Sacha Baron Cohen (inspetor), Christopher Lee (livreiro), Jude Law (pai de Hugo), Helen McCroy (Jeanne, mulher de Méliès). Scorse precisou de um filme infantil para realizar uma obra-prima. E uma bela homenagem a Georges Méliès.

A Música segundo Tom Jobim

Nelson Pereira dos Santos (escr), 2012, Brasil A música de Tom Jobim, o cinema de Nelson Pereira dos Santos - a obra de arte perfeita.

Os Descendentes

Alexander Payne (rot), 2011, EUA Rot: Nat Faxon, Jim Rash Romance: Kaui Hart Hemmings c/ George Clooney, Shayenne Hoodley, Amara Miller, Nicki Krause, Patricia Hastie (Mrs. King), Judie Greer e Mathew Lillard, Há melodramas muito melhores.